A Quem se Destina - FAQs
A decisão de iniciar um processo de psicoterapia poderá ser motivada por razões muito distintas. Se estiver a experienciar dificuldades em lidar ou ultrapassar um estado de sofrimento ou mal estar psicológico e/ou deseja obter um maior auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal poderá encontrar na Psicoterapia um espaço de apoio profissional adequado.
Normalmente numa primeira sessão começa a formação de uma relação terapêutica que será base fundamental para todo o processo terapêutico. São mapeados os temas que o cliente quer trabalhar em terapia, bem como as metas a alcançar no processo.
Ao longo do processo, e não obstante a flexibilidade e dinâmica dos temas trazidos para as sessões, é mantido o foco nas metas propostas, procurando-se, em todos os momentos, uma colaboração e compromisso ativos por parte do terapeuta e cliente face às mesmas.
As consultas online orientam-se pelos mesmos princípos procedimentais e éticos que as consultas presencias, oferecendo uma alternativa sólida e igualmente eficaz.
Numa fase inicial do processo é recomendada uma periodicidade semanal. Se tal não for possível para o cliente, a frequência sugerida é a quinzenal. Numa fase mais adiantada no processo, em que já se encontrem consolidadas as metas propostas, a periodicidade será definida de acordo com as necessidades sentidas pelo cliente.
Não há um período exacto e generalizável que possamos predefinir no que toca à duração de cada processo psicoterapêutico.
A duração resultará (entre outros factores que influem sobre a eficácia desta intervenção) das metas propostas para a terapia, inicialmente e/ou ao longo do processo, do envolvimento e compromisso com as mesmas, da sua prossecução e da satisfação e melhorias no bem estar resultantes.
Dentro da psicoterapia existe um conjunto de abordagens, modelos e práticas baseados na evidência que poderão oferecer uma resposta adequada e eficaz. A "melhor" terapia
será aquela com que se sinta mais identificado ou confortável e que seja mais ajustada às problemáticas que trouxer para trabalhar em contexto terapêutico.